domingo, 12 de junho de 2011

           Valorização da Identidade Cultural Através do Currículo Escolar

          A construção da prática pedagógica parte do pressuposto do constante diálogo dos educadores com os alunos buscando o conhecimento social e cultural.
Erroneamente são implantadas nas escolas políticas curriculares que acabam isolando a verdadeira realidade de um determinado local. O currículo não deve ser vista como uma área meramente técnica ou formal, mas deve corresponder a toda prática desenvolvida no interior da escola que contribua para o processo de aprendizagem.
         O currículo não deve ser uma imposição de uma sociedade que detem o poder econômico e social na tentativa de impor sua vontade e silenciar as demais classes.
Na sociedade há seres humanos sociais contextualizados com diferenças etnicas, sociais formando várias identidades culturais. Na escola há conflitos sociais, culturais e históricos que necessitam de constantes diálogos e debates, ignorá-los representaria a imposição autoritária de um currículo visando ocultar a diversidade.
         A Escola Sorriso de Criança com intutio de valorizar a identidade cultural e social dos alunos, elaboram o curriculo escolar voltado para as dimensões culturais, respeitando as limitações de cada aluno, havendo a interação em comum dos alunos no momento da leitura e da aprendizagem de modo em geral.

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