domingo, 12 de junho de 2011

           INCLUSÃO SOCIAL



            Inclusão significa a construção de uma sociedade menos excludente, mais justa e igualitária, da qual todos os indivíduos, sem exceção, possam fazer parte, independente de suas peculiaridades.
            Diante dos obstáculos que se apresentam diante as pessoas com dificuldades, a escola é o espaços sociais mais eficazes para se combater atitudes discriminatórias e excludentes, tendo em vista que a inclusão tem como objetivo  promover a equiparação de oportunidades.
Torna-se imprescindível compreender a diversidade criando formas de atuação que englobem todos igualmente propiciando construir práticas inclusivas que impulsionem o desenvolvimento dentro da sala de aula.
                             Complementando esse raciocínio o eminente autor Salgado expõe  que
inclusão deve expressar:

... a realização de um trabalho pedagógico consciente para alcançar metas e objetivos educacionais que maximizem a participação e minimizem as barreiras à aprendizagem experienciada por todos os alunos, independente de origem étnica, racial, socioeconômica e características pessoais (SALGADO, 2006, p. 59).

Podemos observar que na Crechê Sorriso de Criança há a preocupação de concretizar o trabalho pedagógico que diminuam as diferenças sem a distinção de cor, raça ou classe social. Há a  integração em comum de todos os alunos durante as atividades escolares, brincadeiras e no desenvolvimento cognitivo.

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REFERÊNCIA

SALGADO, Simone da Silva. Inclusão e processo de formação. In SANTOS , Mônica Pereira dos; PAULINO, Marcos Moreira (Orgs.). Inclusão em educação: culturasl, politicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2006

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