quinta-feira, 9 de junho de 2011

O PAPEL DA ESCOLA DIANTE OS PROBLEMAS COTIDIANOS




                   A educação é imprescindível para construir uma sociedade mais justa e democrática, capaz de formar sujeitos autocríticos sabendo lidar com os problemas contemporâneos. Essa preocupação surgiu desde o tempo da Grécia Antiga no qual existia a figura do gogo, responsável pela educação não formal dos filhos dos aristrocatas.
                  Podemos observar atualmente a importância do pedagogo em conduzir e indicar o caminho para a educação efetiva. Nesse contexto, podemos afirmar que o papel do professor é fundamental, pois este é o responsável em identificar os anseios e angustias de alunos que se encontram desnorteados diante dos problemas que assolam a sociedade contemporânea.
                 Um dos grandes problemas atuais é a violência que vem predominando no ambiente escolar, o bullyng tornou-se tema constante nas reuniões pedagógicas. Essa prática ocorre quando o sujeito não reproduz a cultura predominante de um grupo. O bullyng são todas formas de agressão contra um individuo com o objetivo de intimidar e agredir a vítima. Torna-se uma relação desigual de força e poder. 
                   Esse problema surge a partir de edição de apelidos, agressões físicas e verbais ou até mesmo o isolamento de uma criança dos demais da sala, mas o que podemos percerber que as crianças da crechê compartilhavam o material escolar, os livros, os lápis de cores na hora do desenho. Há pela parte dos educadores a preocupação de eliminar qualquer tipo de discriminação por parte das crianças.
                 Para combater tais práticas a escola deve surgir como mediadora diante esse conflito, pois o debate é a melhor alternativa para constituir um vínculo, relação de confiança para resolução de conflitos. A escola tem que ser um lugar de acolhimento, onde o aluno e sua cultura e sua realidade seja levada em conta e que sua voz seja ouvida, ela deve ser um lugar de socialização, de respeito as diferenças, para isso a escola deve abrir suas portas para a comunidade, para a cultura, e para a diversidade em toda sua dimensão e que leve em conta os alunos e sua realidade e diferenças para assim ser um lugar de construção de conhecimento. Nisso a escola observada vem desempenhando e cumprindo o dever de integrar os alunos para o desenvolvimento eficaz do saber.

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